A Microsoft, a Sonae e a Google são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal, de acordo com os universitários, segundo o Merco Talento Universitário Portugal 2025.
O estudo contou com a participação de 1.074 estudantes do ensino superior e identifica as 100 melhores empresas para trabalhar no próximo ano.
Pelo segundo ano consecutivo, a Microsoft ocupa o primeiro lugar do ranking, consolidando a sua posição como a empresa mais desejada pelos jovens talentos. A Sonae surge na segunda posição, destacando-se pelo seu posicionamento enquanto grupo empresarial nacional com forte aposta no desenvolvimento de carreira, enquanto a Google fecha o pódio, mantendo-se como uma referência global em inovação e cultura organizacional.
O top 10 do ranking é ainda composto pelo Super Bock Group, Mercadona, BMW, CUF, IKEA, Nestlé e EDP, refletindo a diversidade de setores que mais despertam o interesse dos universitários portugueses.
Segundo Vanessa Sequeira, Country Manager da Merco em Portugal, “os mostram que os jovens valorizam cada vez mais a conciliação, o desenvolvimento profissional e a reputação das empresas. Estes fatores são hoje determinantes na escolha das empresas onde querem trabalhar. Para as organizações, este é um claro sinal da importância para investir nas pessoas, na cultura e em ambientes de trabalho que promovam crescimento e bem-estar”.
O estudo analisa não só as preferências profissionais dos estudantes do último e penúltimo ano da licenciatura, como também os fatores mais valorizados na procura de emprego, incluindo a tipologia de empresa, setor de atividade, expectativas salariais e os canais utilizados para conhecer melhor as organizações.
Para André Relvas, da Universal Linker, parceiro do estudo, a parceria com o Merco permitiu um retrato aprofundado da nova geração de talento. “É fundamental compreendermos e estudarmos a nossa base com cerca de 35 000 universitários e recém-licenciados, de forma a garantir o acesso universal a talento premium. Desta forma, estabelecemos uma parceria estratégica com o Merco Talento, o monitor de referência em reputação corporativa, para realizar um levantamento exaustivo junto da nossa base de colaboradores universitários”, sublinha.
O Merco Talento Universitário é desenvolvido pela Análisis e Investigación, em colaboração com a Unilinker – Universal Linker, e integra o monitor internacional de reputação Merco, presente em mais de 20 países. A metodologia do ranking é auditada de forma independente pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000.




